ImageFra.me

8 de julho de 2011

Eu aomoooo o Calvin e Haroldo !!!


Existem poucas fontes de humor mais confiáveis e perenes que a mente de uma criança. A maioria dos cartunistas, seres infantilizados que são, sabe bem disso. Mas, quando se dispõe a captar o espírito tumultuoso dos pequenos. eles quase sempre trapaceiam. Sem pudor, criam não crianças reconhecíveis, mas adultos em miniatura,irritantes e piadistas. Pode-se atribuir isso a indolência ou falha de momória, mas a maioria das pessoas que escrevem dialogos cômicos para crianças dá mostras de uma surpriendente falta de sencibilidade - ou de fé - em relação ao material em que se inpira, isto é, a infância, em toda a sua livre e encantadora exuberância.
É nesse sentido que Bill Watterson se revela tão original quanto seus fantasticos personagens Calvin e Haroldo. watterson é o reporter que acertou a mão, conseguindo retratar a infância tal como realmente é, com suas constantes mudanças de sistemas de referência. Todos os que conviveram com crianças pequenas sabem que a realidade pode ser uma coisa muitíssimo circunstancial. A expressão daquilo que um adulto considera "mentira" pode muito bem refletir a profunda convicção da criança, pelo menos no momento em que ela aflora. A fantasia, que lhe é tão acessível, é vivvida com tal intensidade e frequência que os pais melindrados como os de Calvin têm a impressãode estar sendo manipulados, quando a verdade é muito mais assustadora: eles nem se quer existem. A criança é ao mesmo tempo rei e guardiâo desse reino, e pode ser muito exigente na escolha de suas companhias.
Naturalmente, esse exclusivismo leva muitos adultos a buscarem recuperar para si as descobertas felizes da infância, no que é na verdade, uma tentetiva de recuperar o irrecuperável. Alguns desesperados fazem coisas que terminam por levá-los a clínicas de desintoxicação.

O resto de nós sensatos, lê Calvin e Haroldo.

- GARRY TRUDEAU -

Um comentário:

  1. Olá Neyre!
    Aprendi a gostar deles com meus filhos!
    Bom final de semana!

    Quero lhe convidar para ver e comentar ‘Esquizofrenia’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir






















Espalhe por ai ...