ImageFra.me

19 de outubro de 2011

O Significado dos Perfumes.



O significado das notas dos perfumes e os tipos de essências principais.
Você já se perguntou o que significam todos os termos atrelados aos perfumes, essas maravilhas que nos deixam cheirosas e fazem bem até para a ‘alma’? São notas disso e daquilo, fragrâncias cítricas, orientais, etc. Fui buscar conhecer um pouquinho de tudo isso pra contar aqui pra vocês, Marias.
Criar um perfume é uma arte. Uma arte que usa notas, só que ao invés de notas musicais, os perfumistas utilizam uma infinidade de notas olfativas, as quais formam as famílias olfativas, conheça um pouquinho do significado de todas elas, que juntas - na dose certa - formam as fragrâncias que tanto apreciamos.
Notas de Cabeça (saída): São voláteis, duram alguns segundos e são a primeira impressão da fragrância.
Notas de Coração: São os próximos aromas a serem percebidos. E perduram até, no máximo, uma hora após serem aplicadas.
Notas de Fundo: São as últimas percepções olfativas de um perfume. Sentidas após uma hora do uso e podem perdurar na pele até o dia seguinte, pois se fixaram na pele.
Notas de essências Femininas:
Florais: Baseada nas flores, Ylang Ylang, jasmim, neroli de grasse (do eterno Chanel n° 5) e outras. Proporcionam graça, feminilidade e romantismo a uma fragrância. Geralmente notas de saída ou coração.
Frutais: Todas as frutas (exceto as cítricas). Dão um toque de modernidade à criação. Principalmente presentes nas notas de cabeça.
Cítricas: Notas leves e frescas (limão, bergamota, petitgrain - um tipo de laranja amarga…). Transmitem a sensação de juventude e refrescância ao perfume. São notas de cabeça.
Herbais: Remetem a sensação de frescor e natureza. Têm conotação de “folhas molhadas, cortadas”. Representam os campos e florestas. Geralmente saída ou coração.
Orientais: Essas notas são trabalhadas em combinações de Vanilla (baunilha) com musks, madeiras e especiarias (canela, cravo…). São envolventes e transmitem uma sensação de calor e um certo erotismo. São notas de fundo.
Amadeirados: As notas ‘chypradas’ misturam vários odores, como o de musgo que se forma no carvalho, de madeiras, cítricos, florais, nuances de couro e frutas. Tudo isso dá à criação uma sensação de riqueza e sensualidade. São notas de fundo.
Notas de essências Masculinas:
Cítricas: Notas leves e frescas, relacionadas ao vigor e ao esporte. Notas de cabeça.
Lavanda: Baseada no cheiro da flor de lavanda, lembra tradição e natureza, e no Brasil é muito bem aceita também pelo nicho feminino.
Madeira: Presença de uma ou mais madeiras, como Cedro, Patchouli e Sândalo, que dão à fragrância uma forte masculinidade e elegância. Notas de fundo.
Aromático: Baseiam-se em combinações de várias ervas como alecrim, anis, menta, sálvia. Transmitem modernidade e refrescância ao perfume.
Família olfativa Fougère: É a família olfativa masculina mais tradicional. Combina a lavanda com cítrico, musgo e madeira. Transmite força. Notas de fundo.
Então você já sabe, quando ler no rótulo de um produto que o mesmo tem notas orientais já saberá que ele remete ao erotismo, e se estiver combinada com notas amadeiradas, podemos concluir que é, de certa forma, tratar-se de um perfume um afrodisíaco. (Fontes:Vibratum e Museu do Perfume).


Nenhum comentário:

Postar um comentário






















Espalhe por ai ...