ImageFra.me

30 de agosto de 2012

"Música é vida interior; e quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão."



A música propaga mensagens e toca em nossa emoção.
É oração sem religião, harmonizando gostos e vozes.
Nos lábios, sorrisos, lágrimas e pensamentos: reflexão.
Com grande poder de união, levantando bandeiras, encorajando
 lutas, num cenário de luz e escuridão:
"Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer." (Geraldo Vandré).

Dramatizando com verdade, o hino de protesto que nos opressores,
assumiu a face mais dura de seu realismo.
Ainda que ela venha como um "Cale-se" e faça provar de amarga
bebida, uma maneira de ser ouvido:
"Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue... " (Chico Buarque).

Ou um sonho na corda bamba onde se pode machucar:
"Que sonha com a volta
Do irmão, do Henfil.
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete
Chora!
A nossa Pátria
Mãe gentil
Choram Marias
E Clarisses
No solo do Brasil..." (Elis Regina, composição: João Bosco e Aldir blanc).

A música grita mesmo no silêncio, ela é a voz que não cala:
"Apesar de você
amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar." (Chico Buarque)

Marca época, gerações, conta história, atua no presente como
arma poderosa, une Pais e Filhos, corações:
"É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há." (Legião Urbana).

Leva-nos à pessoa amada:
"Love me tender,
Love me sweet,
Never let me go.
You have made my life complete,
And i love you so." (Elvis Presley).

Pinta o desenrolar da vida:
"Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá..." (Toquinho, Vinícius...).

Diz que a vida vale a pena:
"Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita!" (Gonzaguinha).

Une ainda mais o pensamento dos que querem simplesmente Paz:
"We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving."(Michael Jackson).

Pensando em todos os povos, sem esquecer do flagelo da Mãe África
que ainda é vergonha para uma espécie que se diz humana.

Mas a música nos faz também querer romper todas as nossas
fronteiras e diferenças e nos lembra que somos um só:
"Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace." (John Lennon).

Como dizia o meu querido Artur da Távola:
"Música é vida interior; e quem tem vida interior,
 jamais padecerá de solidão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário






















Espalhe por ai ...